gototopgototop
Home Instituição História
instuiticao
Prestação de Contas
  • Balanço e Demonstração de Resultados relativos ao Ano de 2018.

Eventos
  • Nenhum Evento Agendado...

 

História


 

Face à elevada taxa de envelhecimento, fruto do aumento da esperança média de vida, e também a diminuição da taxa de natalidade e mudança dos padrões de vida, surge a crescente necessidade de se apostar, cada vez mais, em instituições cariz social. Foi neste âmbito, que a 26 Março 1999 se levou a cabo um projecto na freguesia da Sobreira, que consistiu em instalar nesta freguesia um Centro Social. Este projecto, foi essencialmente possível, graças à boa vontade de um conjunto de cidadãos preocupados, interessados e empenhados em resolver as problemáticas dos idosos, crianças e doentes. Desde essa altura, até aos dias de hoje, este projecto tem vindo a evoluir, tendo sempre o intuito de andar a “par e passo” com a evolução económica e social, com a qual nos temos vindo a confrontar. A progressão deste projecto tem-se registado quer nas respostas sociais direccionadas para as problemáticas (da infância e da 3ª idade), quer na qualidade de serviços orientados para este mesmo fim.

 

A S. Pedro Centro Social da Sobreira é, como tantas outras existentes no país, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com acordos de cooperação celebrados com a Segurança Social. Sita na freguesia da Sobreira do concelho de Paredes.

 

O âmbito de acção desta Instituição circunscrevesse essencialmente, à população da freguesia da Sobreira e freguesias limítrofes, nomeadamente Recarei, Aguiar de Sousa e Fonte Arcada (esta última pertencente ao concelho de Penafiel).